UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA



Em cumprimento das Sagradas Escrituras, em 1879, o pioneiro do evangelho no nordeste brasileiro e pastor em Pernambuco, olhando para o Rio Grande do Norte, enviou dois homens comprometidos com a divulgação do Evangelho — Francisco Filadelfo de Sousa Pontes e João Mendes Pereira Guerra — com o objetivo de fazer circular a Palavra de Deus e folhetos evangelísticos. Não houve conversões nesse período, mas animou grandemente os simpatizantes do evangelho do RN.

Neste período, o Sr. Antônio Eustáquio, irmão do padre da paróquia de Muriú, o Lutero do RN, Começou a examinar as Sagradas Escrituras e concluiu que a Igreja Romana não pregava as verdades eternas e os ensinamentos de seu irmão padre divergiam daqueles contidos na Bíblia. Ele começou, então, a pregar sua fé, combatendo o culto das imagens, a missa, confissão auricular, o purgatório e demais dogmas da Igreja Romana. Não possuía, ainda, a mínima noção acerca do protestantismo, mas acreditou na existência de uma religião que exprimisse o Evangelho puro.

Passaram oito anos sem que ninguém visitasse o campo do RN. Em 1887, os Rev. Belmiro de Araújo César e o Dr. De Lacy Wardlaw estiveram em Natal, realizando uma série de conferências no Teatro Santa Cruz e na residência do Dr. Hermógenes Joaquim Tinoco. Surgiu a primeira conversão, o professor Joaquim Lourival Soares da Câmara, filho ilegítimo do capitão Joaquim Lourival, o qual passara a estudar a Bíblia ao entrar em contato com Antônio Eustáquio, resolveu tornar-se protestante com a visita do Rev. Belmiro César.

Em 1893, chegaram a Natal o Rev. Calvin Porter, que foi recebido com alegria pelo irmão Joaquim Lourival e um grupo de congregados. Permaneceu por oito dias em Natal, celebrando cultos num armazém na Rua Visconde do Rio Branco e em casa dos crentes Genésio Xavier da Silva Brito e Joaquim Lourival. Após o regresso de Porter a Recife, o professor Panqueca (apelido do irmão Joaquim Lourival) continuou a celebrar cultos aos domingos. Por motivo de perseguição, o Rev. Porter foi mandado pelo Rev. Houston do Recife para Fortaleza, fato que trouxe grande tristeza ao seu coração, conforme suas palavras: “Quando li a carta, meu desejo foi resignar o cargo de missionário, porém disse a Kate: Eu amo o Brasil e Deus tem trabalho para mim aqui.” Como o campo de Fortaleza não comportava dois missionários, e os irmãos de Natal clamavam por ajuda, o Rev. Wardlaw enviou Porter a Natal, isso só foi possível porque Dr. Houston tinha sido substituído pelo Dr. Chester como líder da missão.

No dia 24 de janeiro de 1895, pisava em solo natalense o “Missionário de Cabelos Brancos”, recebido com alegria pelos irmãos. Começou a pregar nas casas dos crentes, em pouco tempo as salas e janelas estavam cheias de gente. Receberam autorização das autoridades para usar as escolas públicas e, num desses cultos ao pregarem sobre Jesus e a mulher samaritana, o advogado Diógenes Nóbrega converteu-se ao evangelho.

No dia 08 de abril de 1895, foram recebidos em Batismo e profissão de fé 33 adultos e 18 crianças foram batizas, dentre elas estavam: Diógenes Nóbrega, Coronel Joaquim Soares Raposo da Câmara, José Alexandre Seabra de Melo (conferente da alfândega), Coronel Pedro Lima, professor Joaquim Lourival e João Pereira Nobre.

O Sr. Gaspar Monteiro alugou o prédio onde foi posteriormente construída a Prefeitura Municipal, a fim de serem celebrados os cultos no local. Ao lado, existia um terreno desocupado, pertencente ao Sr. James O’Grady. Foi nomeada uma comissão para falar com o Sr. O’Grady, que cordialmente recebeu os irmão e os orientou a criar uma pessoa jurídica, pois faria a doação do terreno. Glória a Deus! Os irmãos se alegraram muito! No dia 11 de maio de 1895, foi lavrada a escritura do terreno. Deu-se início a mobilização para a construção do templo.

Muitas lutas e perseguições nossos irmãos enfrentaram, certa ocasião a residência do Rev. Porter foi apedrejada, ficando inteiramente quebradas as vidraças das janelas. Durante a construção do templo, as paredes eram derrubadas, mas ninguém pode prevalecer contra Obra do nosso Deus. A IPN instalou-se oficialmente no dia 3 de fevereiro de 1896, por uma comissão composta do Rev. Henderlite e do Presbítero Minervino Lins. Foram arrolados 153 membros.

Texto adaptado pelo Reverendo Liberato do livro "CALVIN PORTER: O missionário de cabelos brancos" de autoria de Agláia de Amorim Garcia Ximenes.


Comentários

Unknown disse…
Qual o endereço da igreja irmão?
Unknown disse…
Olá Sayonara! O endereço é Largo Junqueira Aires, 533, Cidade Alta · (84) 3211-1771
Unknown disse…
olá,qual os dias de culto e os horários ?um ponto de referencia por favor.
Obrigada
Rubens Cartaxo disse…
Domingos: Escola Dominical às 09h00
Culto Público às 18h00

Quartas-feiras: Culto de Oração às 19h00
Unknown disse…
Olá irmaos gostaria muito de saber se tem alguma foto relativa ao João mendes Pereira guerra, pois descobrir recentemente que ele é meu tataravô!!!
David do Espírito Santo disse…
Sou membro da Igreja Presbiteriana de Cuiabá, ond moro atualmente.
Sou egresso dessa Igreja onde conheci Jesus Cristo através do Pastor Juscelino, em 30 de março de 1997. Na época, eu e minha esposa Nice fomos discipulado pelos Presbíteros Abel e Telêmaco.
Gostaria de saber o telefone deles, por favor.
Muito grato,
David do Espírito Santo
(65) 9-8175-6358 Whatsapp