ESTUDO Nº 05 NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS - Cap. 3.1-6

Resultado de imagem para epístola aos hebreus



ESTUDOS NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS Nº 05
CRISTO É SUPERIOR A MOISÉS

Rubens Cartaxo Junior
Presbítero Emérito da Igreja Presbiteriana de Natal

                Olá, voltamos com nossos estudos sobre a Epístola aos Hebreus. Hoje vamos iniciar o Capítulo 3º, no qual o autor faz uma declaração extremamente contundente aos ouvidos de um judeu.

RECORDANDO:
Autor: desconhecido;
Destinatários: Líderes judeus que aceitaram a mensagem de que Jesus era o Messias, mas que estavam titubeantes em sua decisão, visto que a maioria dos judeus não aceitaram tal mensagem, e estavam considerando retornar à antiga fé.
Propósito: Restaurar a confiança dos irmãos e fortalecer a convicção de que tinham tomado a decisão correta.
- Jesus é apresentado de forma majestosa, como Deus e como homem, o Filho de Deus. É apresentado como superior aos anjos e o autor faz várias advertências sobre descrer no que foi dito anteriormente.
JESUS É SUPERIOR A MOISÉS (3.1-6)
                Moisés é o maior profeta dos hebreus. Foi ele o escolhido de Deus para transmitir ao povo a Lei e estruturar o Judaísmo. Sem Moisés, o Judaísmo como conhecido e praticado no I Século não existiria. Pois bem, o autor da carta diz claramente que Jesus, o carpinteiro que teve uma morte ignominiosa numa cruz é superior a Moisés!
                Ele inicia o trecho chamando os destinatários da carta de santos irmãos, ou seja, há uma vinculação fraternal entre eles. Na realidade uma dupla vinculação, pois são irmãos por serem do mesmo povo e são irmãos em Cristo. Além disso, o autor os chama de santos, ou seja, separados. E não somente isso, pois o autor afirma que aqueles irmãos são participantes do chamado celestial, ou seja, foram separados para atender a um chamado, a uma escolha divina.
                Tais verdades levam à exortação de que devem eles fixar os pensamentos em Jesus, o qual é apóstolo e sumo sacerdote. Aqui temos duas figuras fundamentais: uma referente à Nova Revelação (NT - Jesus) e outra referente à Antiga Revelação (AT – Moisés): O apóstolo e o sumo sacerdote. Apóstolo significa “enviado” e o sumo sacerdote tinha o papel de intermediário entre Deus e o povo judeu. O enviado (apóstolo), traz uma mensagem de Deus aos homens; o sumo sacerdote levava a oferta dos homens a Deus. Jesus sintetiza em si ambas as tarefas.
Ao ordenar que os irmãos fixassem os pensamentos em Jesus, o autor deseja que os destinatários não desviassem sua atenção de Jesus, que afastassem do pensamento aquilo que lhes estava perturbando e embotando sua percepção do Messias.
Em seguida, ele passa a fazer a comparação entre Jesus e Moisés, o maior dos profetas hebreus, o homem que libertou o povo do escravizado e o tirou do Egito. Na primeira comparação, é demonstrado que ambos foram fiéis, mas há uma diferença gritante: Moisés foi fiel na casa de Deus, mas Jesus é o construtor da casa. Moisés foi fiel enquanto servo, mas Jesus foi fiel como Filho sobre a casa de Deus. Jesus é apresentado não como mais um profeta, mas como o Filho de Deus. Ora, dizer que uma pessoa é Filho de Deus é o mesmo que dizer que tal pessoal é revestida de deidade, ou seja, também é Deus. C.S. Lewis em seu livro “Cristianismo Puro e Simples” tem um argumento bastante interessante: Aquilo que é criado é inferior ao criador, aquilo que é gerado é igual ao que o gerou. A pintura do pintor, a estátua do escultor, a talha do entalhador, por mais perfeição que tenham não são iguais ao seu criador, são inferiores, não possuem vida, não são humanos. Já seus filhos, por eles gerados, participam da humanidade do pai e da mãe. Essa é a razão pela qual o homem não é divino, pois foi criado, é inferior ao Criador, mas o Filho de Deus compartilha sua divindade.
E o que ou quem é esta Casa de Deus a quem o autor se refere? Seria por acaso o Templo? Não. O autor é claro em dizer que essa casa somos nós, os crentes, aqueles que se apegam firmemente à confiança e esperança. Aqui há uma clara mensagem de constância, de perseverança, de firmeza das convicções, coisa que eles estavam precisando ouvir: precisamos continuar firmes na fé neste Jesus, que é o Messias, o Filho de Deus, superior aos anjos e superior a Moisés. E essa é a nossa glória: conhecermos esse Jesus.
Uma outra lição que podemos extrair é que não há duas casas, apenas uma, ou seja, apenas um povo. Deus não tem dois povos, mas apenas um, e este povo, a partir da morte e ressurreição de Jesus agrega judeus e gentios, posto que para fazer parte desse povo só há necessidade de ter a fé de Abraão e não necessariamente ser descendente genético de Abraão.
                No próximo estudo veremos que o autor volta a alertar seus leitores a não abandonar a fé em Jesus.
                Continue nos acompanhando. Até o próximo estudo!

Comentários