ESTUDO
Nº 02 - A PALAVRA FINAL DE DEUS ATRAVÉS DE SEU FILHO
Presbítero-Emérito
Rubens Cartaxo Junior
Hebreus 1.1-4.
Na
introdução à epístola, o autor apresenta de plano Jesus de forma majestosa,
afirmando-o superior aos anjos e aos profetas. Tal apresentação tem sua razão
no fato de os destinatários originais da epístola não estarem enxergando Jesus
como o Messias, pois não conseguiam ver Sua glória: quando entre os homens
viveu humildemente e Sua glória estava velada; após a ressurreição, oculta nos
céus.
O
autor inicia a epístola fazendo uma ligação entre a Revelação de Deus no
passado aos homens através dos profetas e a presente Revelação através de Cristo,
afirmando categoricamente ser Ele o Filho de Deus. Esta afirmação era, e ainda
é, extremamente contundente ao espírito judaico (lembrem-se do episódio narrado
em Lucas 5.17-26, quando Jesus curou um paralítico. Antes de curá-lo, Jesus
disse: “teus pecados estão perdoados”,
o que causou grande escândalo entre os fariseus e mestres da Lei presentes,
pois eles sabiam que só Deus pode perdoar pecados).
A reivindicação do autor de
Hebreus é extremamente contundente para um judeu. Ele afirma no v. 2 que Jesus
é “herdeiro de todas as coisas” e vai
mais além ao dizer que por meio dele Deus fez todas as coisas.
Podemos divisar nos v. 2-4 nada
menos que oito declarações
sucessivas feitas a respeito de Jesus: “em Seu ser eterno Ele é a Deidade
genuína e absoluta, o resplendor ou
brilho visível da glória de Deus, sendo Ele a expressão exata da deidade (Gr. charakter tēs hypostaseos, «reprodução
da substância»), o Filho eterno de Deus, «vero Deus do Deus verdadeiro». No
planejamento divino do universo, Deus é o autor, sustentador e fim. Tudo foi
criado por Ele. Ele sustenta a criação inteira. Ele é o seu herdeiro. Note-se
que o fim é visto desde o início; a divina nomeação do Filho como herdeiro do
universo precede a criação do universo. Em relação aos homens Cristo é o
Profeta, o Sacerdote e o Rei dos homens. Em Cristo Deus proferiu Sua final
palavra de revelação; e assim Ele traz Deus aos homens (cfr. Jo 1.14,18). Em
Sua própria Pessoa Ele está entronizado à mão direita de Deus. Na qualidade de
exaltado Deus-Homem, Ele obteve, por virtude de herança, uma posição muito
acima de todos os outros (cfr. Ef. 1.20,21; Fil 2.9-11)” (Novo Comentário da
Bíblia, p. 1350/1351, 1979).
Na próxima semana, vamos
estudar a declaração do autor de Hebreus referindo-se a Jesus como superior aos
anjos.
Até lá.
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