SAF DA IGREJA PRESBITERIANA DE NATAL: 123 ANOS A SERVIÇO DO SENHOR (por Lúcia Martins)


Em 4 de abril de 1895 – um ano antes da criação da Igreja Presbiteriana de Natal (IPN) – foi fundada a Associação de Senhoras, sob a liderança da Sra. Katterine Porter, esposa do Reverendo William Calvin Porter. Em alguns momentos, nos anos iniciais, conforme registros em documentos da igreja, esta associação apoiou-a financeiramente, ajudando a suprir algumas de suas necessidades. 

Desde os seus primórdios, a SAF IPN tem procurado se manter fiel aos princípios bíblicos e à Constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, buscando através de suas ações: divulgar o Evangelho; promover o crescimento espiritual das mulheres e sua capacitação para o Serviço do Senhor; cooperar com a igreja em todas as suas atividades; incentivar o cultivo sadio de atividades evangelísticas, sociais, culturais; incentivar a intercessão pelas crianças, jovens e liderança da igreja. 

Ao longo de sua existência, várias irmãs foram chamadas por Deus e tiveram o privilégio de presidir a SAF IPN, entre as quais destacamos: Katterine Porter, Nenen Garcia, Dulce Lins, Aglaia Garcia, Giseth Matos, Ruth Rocha, Juvenete Rocha, Irandê Coelho, Dahil de Andrade Costa, Rita Rocha Pereira, Ísis Baia, Wanda Mattos Novaes, Josiane Barreto Lima, Georgilda Viana, Vânia Pimentel Nogueira, Iracema Maia Ferreira, Laura Pimentel Carvalho de Lima, Lúcia de Araújo Ramos Martins, Rute Lima Nobre, Nadir Soares Vila Nova, Dalvanira Ramos Martins, Maria Cristina Pereira dos Santos, Nívia Rebouças Nobre e Ilana Barreto (atual presidente). 

A SAF IPN sempre se mostrou atuante em projetos sociais, inclusive apoiando ativamente a fundação/manutenção das seguintes instituições: Escolinha Crescendo com Deus, na Igreja Presbiteriana das Quintas; Lar do Ancião Evangélico (LAE), situado no bairro de Pirangi, em Natal; Escola de Alfabetização, criada no Paraguai, sob a liderança do Missionário Francisco Moura e esposa.

É importante destacar, também, que: desenvolveu um trabalho denominado Oficina da Criança (que foi extinto depois de algum tempo); realizou visitas de cunho social e evangelístico a instituições diversas, entre as quais podemos destacar o Abrigo de Idosos Juvino Barreto, o Lar do Ancião Evangélico e o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte, em Natal; apoiou a SAF da Congregação Jardim Progresso, na sua etapa inicial de estruturação; apoiou missionários presbiterianos, atuantes em comunidades indígenas, no Norte do país, assim como seminaristas. Os recursos, para tais fins, vêm de bazares organizados pela referida sociedade, com artigos artesanais produzidos pelas sócias, ao longo do ano. 

Desenvolve sistematicamente: reuniões departamentais, para estudo da Palavra e entrosamento das sócias; reuniões de oração, em que as irmãs intercedem pela liderança da nossa igreja, em suas várias instâncias, pelos filhos de sangue e filhos espirituais, pelos enfermos, pelo nosso país, nosso Estado e nossa cidade. 

Merece destaque, ainda, o Projeto Assistencial empreendido com gestantes de comunidades carentes, especialmente moradoras da Comunidade Passo da Pátria, em Natal, em que há muitos anos se desenvolve um Curso para Gestantes, com atividades que englobam palestras de conscientização com base em temas relacionados à saúde, prevenção de doenças, parto, cuidados com o bebê, importância da amamentação, da vacinação, entre outros, recebendo apoio de diversas pessoas da IPN. A SAF também se preocupa em prover vestimenta para os bebês em formação, confeccionando peças, angariando materiais e doando um kit-bebê. 

Durante as atividades inerentes aos referidos Cursos, realizado no mês de maio, a cada ano, as futuras mães têm também oportunidade de, semanalmente, ouvir a Palavra de Deus, receber um substancial lanche e aprender a fazer trabalhos manuais que possam ajudá-las na melhoria da manutenção familiar. 

Podemos afirmar, com base nas ações da SAF IPN, ao longo da sua existência, que “os dons são diversos, mas o espírito é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (I Co 12: 1-2).


Obs.: Texto adaptado para o boletim por Lúcia Martins, a partir de um capítulo, escrito por ela, para o livro "SAF: uma história de 130 anos", da Confederação Nacional da SAF.

Comentários

Saulo Campos disse…
RENDO GRAÇAS AO NOSSO DEUS POR TER LEVANTADO UM SEM NÚMERO MULHERES PIEDOSAS E OPERANTES QUE ENGAJADAS NA SOCIEDADE AUXILADORA FEMININA (SAF) TEM SERVIDO AO REINO COM AMOR E DEDICAÇÃO.
PARABÉNS A TODAS PELOS 123 ANOS.