Sabemos que muitas pessoas abraçam fervorosamente o
conceito de livre-arbítrio e têm um verdadeiro horror à doutrina da Eleição
(mais conhecida por Predestinação). Acaloradíssimos debates têm ocorrido e a
internet tornou-se a nova arena desse combate.
Convido a todos para baixarem os escudos e as espadas
e refletir sobre o assunto baseados no que a Bíblia Sagrada nos diz sobre o
assunto.
Em primeiro lugar devemos dizer que não existe um só versículo da Bíblia no
qual conste a expressão “livre-arbítrio”. Por outro lado, há uma gama enorme de
versículos que utilizam os termos “predestinado”,
“eleito”, “eleição”, “escolhidos”.
Confira: Rm 8.28-30; Rm 9.11-18; Ef 1.4,5,11,12; Rm 11.5; 1 Ts 1.4; 2 Ts
2.13-14; 2 Pe 1.10; Mt 24.24; Mc 13.20-22,27; Rm 8.33; Rm 16.13; Cl 3.12; 2 Tm
2.10; Tt 1.1; 1 Pe 1.1-2; 1 Pe 2.9; Ap 17.14; Sl 139.16; 2 Tm 1.9; Rm 11.5,
7-10.
Em vista da ausência absoluta do uso de um termo e o
uso copioso dos outros, o que você acha que Deus quis ensinar na Sua Revelação?
Ademais, como se pode falar em livre-arbítrio à luz de
versículos como estes?
“Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém
para lhe obedecer como escravos,
tornam-se escravos daquele a quem
obedecem: escravos do pecado que
leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque,
embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à
forma de ensino que lhes foi transmitida”. Romanos 6:16,17.
“Vocês
foram libertados
do pecado e tornaram-se escravos da
justiça. Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas.
Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza
e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que
leva à santidade. Quando vocês eram escravos do pecado, estavam livres da justiça”. Romanos
6:18-20.
Bem, vê-se claramente que antes da redenção, a situação do homem natural é de escravidão ao pecado. Ora, o escravo
não tem vontade própria, vive para satisfazer a vontade do seu Senhor. Como se
falar de livre-arbítrio de quem a Bíblia denomina de escravo?
“Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e
depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia.
São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e
presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são
insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis”. Romanos 1:29-31.
Como pode o homem natural, sendo escravo do pecado e
inimigo de Deus decidir-se por ficar do lado de Deus, seu inimigo?
“Os que vivem segundo a carne se
inclinam para as coisas da carne, mas os que vivem segundo o Espírito se
inclinam para as coisas do Espírito. Pois a inclinação da carne é morte, mas a
do Espírito é vida e paz. Porque a inclinação da
carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeita à lei de Deus, nem mesmo
pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”. (Rm
8.5-8).
O homem natural, o homem não regenerado, tem a
inclinação para o pecado, seu desejo é pecar, e isso é inimizade contra Deus.
Vê-se, por estes versículos, que a vontade
do homem natural não é livre e nem é neutra. Ela está comprometida com o
pecado.
Como podemos “encaixar” o livre-arbítrio nessa
passagem?
“Todavia, antes que os gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa
ou má — a fim de que o propósito de Deus conforme
a eleição permanecesse, não por obras, mas por aquele que chama — foi dito
a ela: 'O mais velho servirá ao mais novo' Como está escrito:
'Amei Jacó, mas rejeitei Esaú'. E então, que diremos? Acaso Deus é
injusto? De maneira nenhuma! Pois ele diz a Moisés: 'Terei misericórdia de
quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter
compaixão'. Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas
da misericórdia de Deus. Pois a Escritura diz ao faraó: 'Eu o levantei
exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu
nome seja proclamado em toda a terra'. Portanto, Deus tem misericórdia de
quem ele quer, e endurece a quem ele quer”. Romanos 9:11-18.
E, finalmente, como explicar esses versículos à luz da
hipótese do livre-arbítrio?
“Jesus disse a eles: A vocês é dado conhecer o mistério do Reino de
Deus, mas aos de fora tudo se ensina por meio de parábolas, para
que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam; para que
não venham a converter-se e sejam perdoados”. (Marcos 4.11-12).
“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto
que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”.
(João 15.16).
“Quando os demais ouviram isso, acalmaram-se e glorificaram a Deus,
dizendo: Então também aos gentios Deus
concedeu o arrependimento para a vida!” (Atos 11.18).
Veja que
é Deus quem concede o arrependimento
aos gentios.
“Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira,
vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o
coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia”. (At 16.14).
Observe que foi o Senhor quem abriu o coração de Lídia
e não ela própria.
Assim, em vista do
que a Bíblia nos ensina de forma reiterada, a qual conclusão você chega a
respeito da hipótese do livre-arbítrio?
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