QUESTÕES DE TEOLOGIA 3 - A GENTE SEMPRE VOLTA (por Presb. Emérito Rúbens Cartaxo)








A IPN disponibiliza questões teológicas para que vc, caro internauta, possa ver se está por dentro da Sã Doutrina.

Hoje, disponibilizamos 5 afirmações. Vc deve responder, sobre cada uma delas, se o que está sendo dito é VERDADEIRO (V) ou FALSO (F). Em breve, disponibilizaremos o gabarito (e suas justificativas) dessas questões.



11. Os não salvos serão punidos por um período de tempo, de acordo com seus pecados e depois deixarão de existir. Quando todos os não salvos tiverem deixado de existir, o inferno também deixará de existir. ( ) 

12. Se eu sou um crente fiel, nenhum mal, doença ou dificuldade vai me ocorrer. ( ) 

13. O homem natural está num estado de pecaminosidade tal que nada pode fazer para salvar-se e, na realidade, nem deseja essa salvação. ( ) 

14. Deus é onipotente. Deus é bom. Deus ama a humanidade. Deus não quer que ninguém se perca. Logo, no Final, Deus vai salvar todas as pessoas. ( ) 

15. A morte de Cristo foi um exemplo de amor. ( )

Comentários

Anônimo disse…
11: F / 12: F / 13: V / 14: F / 15: Não sei, tá parecendo pegadinha.kkkkkkk.
Rubem K disse…
Minhas respostas:

11 - Falso. O aniquilacionismo e o inferno já foram discutidos em postagens anteriores (
http://igrejapresbiterianadenatal.blogspot.com.br/2016/03/questoes-de-teologia-2-o-retorno-por.html
http://igrejapresbiterianadenatal.blogspot.com.br/2016/04/questoes-de-teologia-2-o-retorno_5.html
).

12 - Falso. Jó era um "crente fiel", mas sofreu males, doenças e dificuldades; logo, há contradição. Portanto, a conjectura é falsa. Na verdade, existem grandes chances de um crente fiel sofrer mais (1Pe 1.6-9; 1Co 10.13; Tg 1.2-4).

13 - Verdadeiro. O homem natural está em um estado de total depravação, de forma que é impossível ele chegar a Deus, se Deus não chegar a ele.
"Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer" (Rm 3.10-12).
"Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos" (Ef 2.1-5).

14 - Falso. O propósito final de Deus não é salvar a todos, mas manifestar a Sua glória. Isso é feito na salvação e na condenação (Rm 9.14-18,22).

15 - Verdadeiro. "Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores" (Rm 5.8).
O amor e a misericórdia de Deus são manifestos através dos atos práticos que resultam na salvação dos eleitos (1Jo 4.9; Ef 2.4-7).
Unknown disse…
R: 1. F
2. F
3. V
4. F
5. V