ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 2019


O livro de Provérbios se insere no seio da tradição sapiencial judaica. A sabedoria tem lugar de destaque nesse livro, com frases curtas, mas de sentido profundo e penetrante, É um livro inspirado por Deus e trata de conselhos para uma vida harmoniosa. Na classe vamos tratar de buscar entender as formas como a sabedoria é descrita no livro, buscar suas raízes, bem como entender os seus significados e implicações na nossa vida cotidiana. A verdadeira sabedoria passa obrigatoriamente pelo temor do Senhor.


A classe objetiva o estudo de uma forma presente na literatura bíblica: as parábolas. Escolhemos aquelas registradas por Lucas, tomando por base o comentário de Kenneth Bailey. Filho de  missionários que trabalharam no Oriente Médio, Bailey propõe-se ao estudo literário-cultural das parábolas, sem descurar da vasta literatura sobre o assunto. Outros comentários do Novo Testamento e dicionários bíblicos enriquecerão o estudo na classe da escola dominical.mente pelo temor do Senhor.



Venha estudar uma carta que vai esclarecer muitos pontos sobre o Antigo Testamento. Venha aprofundar-se nos ofícios de Profeta, Sacerdote e Rei do Senhor Jesus. Venha estudar Hebreus.


Panorama Bíblico baseado no livro Como Ler a Bíblia Livro por Livro. Ver a história de Deus revelada na Bíblia e o que ela tem a nos ensinar.


"Para entender corretamente a escatologia bíblica, é preciso vê-la como um dos aspectos integrantes de toda a revelação bíblica. A escatologia não deve ser vista como algo encontrado apenas em livros como Daniel e Apocalipse, mas como doutrina que permeia toda a mensagem da Bíblia" (da contracapa do livro). Em 2019.1, veremos a segunda parte do livro, a chamada escatologia realizada, que trata sobre o estado entre a morte e a ressurreição do corpo, as últimas coisas antes do fim da História, o juízo final e o destino eterno dos homens, tanto nos novos céus e a nova terra quanto na lago de fogo.


A classe FAMÍLIA concentra-se nos relacionamentos entre pessoas. Interessa-se pelas necessidades de casais, pais e filhos, pessoas solteiras e todos os membros do círculo familiar. Em época de grandes mudanças sociais e tamanha confusão moral, torna-se sumamente necessário dar-se toda atenção às famílias. Baseados, portanto, na forte convicção de que o casamento é um projeto de Deus e de que os filhos são herança do Senhor, a classe objetiva auxiliar as famílias a terem um padrão bíblico para que se tornem estruturadas, fortes e santas, para a glória do Deus Trino.


Comentários