OS DEZ MANDAMENTOS - DÉCIMO PRIMEIRO ESTUDO (por Presb. Rubens Cartaxo)



Benvindos todos ao nosso décimo primeiro estudo sobre o Decálogo. Hoje abordaremos o nono mandamento. Estamos próximos de encerrar essa série de estudos. As perguntas do Breve Catecismo de Westminster que comentaremos são as de número 76 a 78.

Pergunta 76: Qual é o nono mandamento?
Resposta: O nono mandamento é: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êx 20.16).

Pergunta 77: O que exige o nono mandamento?
Resposta: O nono mandamento exige a conservação e promoção da verdade entre os homens e a manutenção da nossa boa reputação e a do nosso próximo, especialmente quando somos chamados a dar testemunho (Zc 8.16; I Pe 3.16; At 25.10; 3 Jo 12;Pv 14.5, 25; Ef 4.25).

Pergunta 78: O que proíbe o nono mandamento?
Resposta: O nono mandamento proíbe tudo o que é prejudicial à verdade, ou injurioso, tanto à nossa reputação como à do nosso próximo (Pv 19.5; Lc 3.14; Sl 15.3; Pv 6.16-19; Tg 3.14).

Jesus, conforme registrado no Evangelho de João 8.44, nos diz que o diabo é o pai da mentira. Quando alguém mente, está mais próximo de Satanás do que de Deus. Deus se alegra com a verdade. O próprio Jesus afirmou ser o caminho, a verdade, e a vida (Jo 14.6). O cristão deve andar na luz, já que Jesus é a Luz do mundo (Jo 8.12). Este mandamento que tratamos hoje tem tudo a ver com a vivência diária do cristão.

O nono mandamento proíbe toda a mentira e sempre é bom recordar que a Lei Moral de Deus expressa no Decálogo é para toda a humanidade, tanto que em todas as culturas, a verdade é exaltada e a mentira é reprovada. Caso a humanidade cumprisse esse mandamento, teríamos uma vida bem melhor, não concorda? Teríamos mais confiança nos produtos que compramos, teríamos mais confiança nas transações que realizamos e teríamos mais confiança no próximo, não viveríamos tão estressados como vivemos em nossa sociedade. Veja que Deus estabeleceu os Dez Mandamentos para nos trazer felicidade e bem-estar. O cumprimento dos Dez mandamentos por todos produziria uma sociedade pacífica, feliz, confiante, produtiva, segura e solidária. Mas como os homens reiteradamente transgridem os Dez Mandamentos, temos a sociedade que vemos espelhada nos noticiários.

Uma coisa a ser ressaltada no nono mandamento é a alusão expressa ao próximo. Assim, esse mandamento exige que não só pratiquemos a verdade pessoalmente, em nossa esfera íntima, mas que também o façamos em relação ao próximo. Há uma preocupação expressa em que não destruamos a reputação do próximo. Não devemos prejudicar o bom nome do nosso próximo. Uma boa forma de fazer isso é parar de dar ouvidos às fofocas e maledicências e de promovê-las ou disseminá-las.

Assim, todos os homens em geral, e os cristãos em particular, devem esforçar-se para manter o seu bom nome, sua reputação e também cuidar para não prejudicar o bom nome do próximo. Uma das melhores formas de fazer isso é dominar a língua. Tiago nos diz que dominá-la é uma das tarefas mais árduas e que ela é um fogo e um mundo de iniquidades e que é perfeito varão aquele que não tropeça no falar (Tg 3.1-12). Devemos, portanto, falar a verdade a nosso respeito e a respeito do nosso próximo também, pois isto é grato ao Senhor.

Finalizo lembrando as palavras do nosso Senhor Jesus: “Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno” (Mt 5.37). Nossas palavras devem ser confiáveis.

Comentários